Muitos iniciantes em Unity, costumam ter dúvidas sobre qual pipeline de renderização usar. Então nesse tópico vou falar com vocês um pouco sobre esse assunto!
Primeiro, saiba que a Unity tem três pipelines de renderização: Universal, Integrado e Alta Definição. Se você é iniciante, recomendo usar o Universal Render Pipeline (URP) por ser o mais popular e compatível.
Mas antes de continuar, vamos entender o que é um pipeline de renderização: Um pipeline de renderização, no contexto do desenvolvimento de jogos e gráficos 3D, é um processo pelo qual a cena 3D é transformada em uma imagem 2D que pode ser exibida na tela. Esse processo envolve várias etapas, cada uma responsável por uma parte específica da renderização da cena.
As etapas principais do pipeline de renderização geralmente incluem:
- Processamento de Geometria: Nesta etapa, os vértices e polígonos que compõem os objetos 3D são processados. Isso pode incluir transformações, cálculos de iluminação e sombreamento, e outros ajustes geométricos.
- Rasterização: Após o processamento da geometria, a cena é convertida em uma imagem raster (uma grade de pixels). Durante a rasterização, os polígonos são preenchidos com cores e texturas, com base nas informações de iluminação e materiais.
- Pós-processamento: Esta etapa pode incluir uma variedade de efeitos que são aplicados à imagem rasterizada para melhorar a aparência visual ou criar efeitos especiais. Exemplos comuns de pós processamento incluem desfoque, ajustes de cor, efeitos de partículas e anti-aliasing (suavização de bordas).
Em relação aos pipelines da Unity, o URP é leve e oferece gráficos de alta qualidade mantendo o desempenho. Suporta técnicas modernas de renderização e funciona bem em vários dispositivos, incluindo celulares. Você pode personalizar o URP para adicionar novos recursos. Ele atualmente é o mais utilizado entre os três.
O HDRP, por outro lado, é voltado para gráficos de alta qualidade em hardware de última geração. Suporta técnicas como traçado de raios e iluminação volumétrica, mas é mais exigente em termos de recursos.
Já o pipeline Built-in é o sistema de renderização original da engine, que foi o padrão até o lançamento dos pipelines Universal Render Pipeline (URP) e High Definition Render Pipeline (HDRP). Atualmente, não aconselho vocês criarem novos projetos usando ele.
De você resumida, vamos ver as características sobre cada um deles:
Pipeline Built-in
- Compatibilidade: O pipeline Built-in é compatível com uma ampla gama de dispositivos e plataformas.
- Simplicidade: Ele oferece uma abordagem mais direta e menos complexa para a renderização, o que pode ser vantajoso para projetos menores ou para desenvolvedores que estão começando com a Unity.
- “Legado”: A Unity está focando no desenvolvimento e aprimoramento dos pipelines URP e HDRP, o que significa que o pipeline Built-in pode não receber tantas atualizações ou novos recursos no futuro.
Universal Render Pipeline (URP)
- Performance: O URP é otimizado para desempenho e é uma boa escolha para projetos que visam plataformas com recursos limitados, como dispositivos móveis e VR.
- Flexibilidade: Embora seja otimizado para desempenho, o URP ainda oferece uma boa quantidade de flexibilidade e qualidade visual, permitindo criar jogos com gráficos atraentes para uma ampla gama de plataformas.
- Simplicidade: O URP é mais fácil de configurar e gerenciar do que o HDRP, tornando-o uma boa opção para projetos menores ou para equipes com menos experiência em gráficos avançados.
High Definition Render Pipeline (HDRP)
- Qualidade Gráfica: O HDRP é projetado para oferecer gráficos de alta qualidade e é mais adequado para jogos e experiências de realidade virtual (VR) que exigem visuais de ponta.
- Recursos Avançados: Ele oferece recursos mais avançados, como iluminação global, reflexos em tempo real e sombras suaves, que podem criar ambientes mais realistas e imersivos.
- Exigência de Hardware: O HDRP é mais exigente em termos de recursos de hardware e é melhor utilizado em plataformas de alto desempenho, como PCs e Consoles de última geração.
Fazendo um comparativo entre os Pipelines
Compatibilidade
- Built-in: Compatível com uma ampla gama de dispositivos e plataformas, incluindo dispositivos móveis de gerações anteriores.
- URP: Otimizado para desempenho em uma variedade de plataformas, incluindo dispositivos móveis, VR e consoles.
- HDRP: Destinado a plataformas de alto desempenho, como PCs e consoles de última geração.
Desempenho
- Built-in: Desempenho decente, mas pode não ser tão eficiente quanto o URP em dispositivos com recursos limitados.
- URP: Altamente otimizado para desempenho, ideal para jogos que precisam rodar em uma ampla gama de dispositivos.
- HDRP: Focado em qualidade gráfica, pode exigir hardware mais poderoso para manter um bom desempenho.
Qualidade Gráfica
- Built-in: Boa qualidade gráfica, mas sem recursos avançados como iluminação global em tempo real.
- URP: Equilibra desempenho e qualidade gráfica, com recursos como iluminação melhorada e sombreamento.
- HDRP: Alta qualidade gráfica com recursos avançados como reflexos em tempo real, sombras suaves, ray tracing e iluminação global.
Flexibilidade
- Built-in: Simples e direto, mas com menos opções de personalização em comparação com os novos pipelines.
- URP: Flexível e personalizável, permitindo ajustes para otimizar o desempenho e a qualidade visual.
- HDRP: Altamente personalizável, mas com uma curva de aprendizado mais acentuada devido à sua complexidade.
Casos de Uso
- Built-in: Projetos menores. Mas recomento usar URP ou HDRP!
- URP: Jogos e aplicações que visam um equilíbrio entre desempenho e qualidade gráfica em uma variedade de plataformas.
- HDRP: Projetos que buscam a máxima qualidade gráfica, como jogos AAA, simulações e experiências de realidade virtual de alta fidelidade.
Espero que este tópico tenha ajuda vocês a entenderem melhor a diferença entre os pipelines da Unity.