Unity 6 e Atualização de projetos Unity 5

Hoje foi lançada a Unity 6, com isso fiquei interessado em saber o que tem de novo principalmente para nós, que estamos iniciando neste mundo.

Meu projeto já está “grandinho” e eu gostaria de portar ele para a nova versão já, e queria saber se é tranquilo ou se existe algum tutorial ou algo assim que pudéssemos seguir.

Poderia rolar um vídeo sobre isso tudo hehe

2 curtidas

Fala, legal que você já está de olho na Unity 6! Estou empolgado com essa nova versão também e em breve teremos novidades e conteúdos sobre ela aqui na comunidade.

Sobre portar seu projeto, vou sim fazer um vídeo explicando o que tem de novo.

3 curtidas

Perfeito Lucas! Muito legal, obrigado.

3 curtidas

Acabei de fazer o port do meu projeto para a versão 6.
Não sei se existe alguma forma correta de fazer, mas resolvi me aventurar, caso alguém esteja afim também, aqui estão os paços que segui:

Importante: Meu projeto não era muito grande, embora não fosse pequeno, mas dependendo pode dar bem mais trabalho.

Importante 2: Isso não é um tutorial pessoal, foi o que eu fiz e funcionou…

Etapa 1
A primeira coisa é criar um projeto na Unity com a versão 6.
Quando o projeto estiver pronto, vai até a pasta do projeto antigo e na pasta Packages vai ter um arquivo manifest.json

Dentro deste arquivo tem todos os pacotes que seu projeto usa, então importa todos que você importou na mão, novamente no projeto novo.

Observação 1: Pro text mesh pro é melhor só arrastar um objeto UI deste tipo dentro da unity 6 mesmo, e importar assim.

Observação 2: O que for importado da unity assets, não precisa importar aqui, pois vai acabar importando na próxima etapa.

Etapa 2:
Fecha o projeto, vai na pasta dos dois projetos e copia todas as pastas de assets, códigos e cenas do projeto antigo para o novo. Se você tinha uma boa organização vai ficar fácil. Não esquece de importar os .meta com mesmo nome das pastas.

Etapa 3:
Abre o projeto, vai pedir para abrir em safe mode, caso tenha algum erro. Se tiver, olha no console e corrige. Aqui deu um prolema em um REDME, de uma pasta de exemplos. Acho que é algo que veio com a Unity 6, e aí é só excluir ela.

Então depois de corrigir os problemas, a Unity vai começar a importar os packages que você copiou pelas pastas dos projetos.

Etapa 4:
Abre as configurações do projeto, build settings e inclui as cenas na mão.
Inclua as tags e layers novamente. E adicione aos seus objetos.

E isso foi o que eu fiz pessoal. Foi suficiente para rodar meu projeto e ele sair funcionado. Claro que dependendo do projeto pode ter mais coisa, inclusive, acho que vale postarem aqui e vamos aprendendo sobre…

Talvez fazendo da forma que eu fiz, algumas coisas da versão nova podem não estarem sendo usadas ainda, então é preciso começar a fuçar para aprender o que tem de novo também…

Enfim, espero que eu tenha ajudado.

2 curtidas

Fiz aqui e funcionou, a diferença foi que não pediu para abrir em safe mode, mas não teve nenhum erro.
Finalmente não vamos mais ser obrigados a utilizar o logo da unity :pray:

2 curtidas

Boa tarde. Tudo bem?

Aproveitando o tópico de importação para o Unity 6, quero tirar uma dúvida.

Para jogos 2D, o unity 6 é mais viável, ou não tem diferença do 2022LTS?

2 curtidas

Ta aí uma boa pergunta. Não sei se algo foi feito especificamente focado na criação de jogos 2D. Porém a versão nova trás melhoria na performance dos jogos criados. Claro que dependendo do que você esteja fazendo, pode nem fazer muita diferença. Acho que fica mais ao teu critério, eu queria atualizar pra já me adaptar as novas funcionalidades e por manter uma versão mais recente. Mas se teu projeto já ta bem encaminhado, e logo tu ta terminando, eu seguiria na versão que tu ta, e usaria a nova apenas pra novos projetos.

3 curtidas

Se tiver começando o projeto, com certeza o recomendado é ir na Unity 6. Ela é a versão mais estável e recente do editor. Além disso, teve várias melhoras gerais e correções, em relação a versão 2022. Além é claro que agora a logo preview é opcional haha

Mas se você já está trabalhando no projeto com a Unity 2022 e quiser continiar não tem problema algum. Mas particularmente eu iria preferir migrar para a nova versão.

3 curtidas