Estou realizando meus estudos direcionados exclusivamente para criar um jogo de sobrevivência no estilo de DayZ para celular, com movimentação baseada em PUBG MOBILE e inspirações em The Walking Dead. Minha questão é em relação ao desempenho de usar Terrain no Mobile, ouvi dizer que é muito pesado, e uma solução melhor seria usar o Blender para criar o mapa, dividir em varias partes e ir carregando de forma dinâmica conforme o player se move pelo mapa. Porém, notei que eu teria que usar um mesh collider para aplicar colisão nesse mapa, que é pesado devido ter varios detalhes de relevo e diferenças no mapa, como colinas, morros e montanhas.
Então comecei a questionar se ainda sim, não seria melhor para desempenho utilizar o Terrain, que já vem com a colisão nativa na Unity, já tem tudo integrado e reduzindo a resolução para não ter tantos detalhes assim, tornando mais leve de certo modo ou se ainda sim, é melhor criar o mapa no Blender e aplicar o mesh collider?
Fala, Reuber! Já passei exatamente por esse tipo de dúvida enquanto desenvolvia projetos com terrenos grandes e detalhados, especialmente voltados pra mobile.
Se o seu cenário for grande, o Unity Terrain acaba sendo uma opção muito prática, especialmente pelo que você mesmo falou: ele já tem sistema de colisão integrado, ferramentas de pintura, suporte a vegetação, LOD automático, entre outras coisas que facilitam demais o desenvolvimento e edição.
Além disso, dá pra reduzir a resolução do Terrain (heightmap, detalhe, trees, etc), o que melhora bastante o desempenho nos celulares. E hoje em dia dá pra otimizar legal com LOD Groups, culling, e até dividir o terrain em tiles se quiser ir mais a fundo. A própria ferramenta de terreno da Unity permite a gente criar vários terrenos conectados (tem um + ao lado que cada malha, que podemos conectar uma nova).
A abordagem de criar tudo no Blender e usar mesh colliders funciona, mas tem um custo:
Mais trabalho manual na hora de configurar, dividir, exportar e ajustar colisão.
O mesh collider em si é pesado.
E você perde a flexibilidade de editar o terreno dentro da Unity depois.
Então, eu prefiro usar Unity Terrain e configurar ele de acordo.
Acredito que as pessoas que comentaram que Terrain na unity para Mobile é ruim, não chegaram a dedicar um tempo para otimizar e testar com essas otimizações, condenando a ferramenta como ruim. Mas vou por esse caminho mesmo, pois gostei muita da forma como podemos criar o terreno na Unity.