Boa tarde, atualmente eu estou fazendo um jogo 3D onde personagem principal é um gato, para programar a movimentação eu estou usando o characterController, o que esta me dando algumas dores de cabeça tanto com os colliders quanto com a interação com outros objetos, estou começando a achar que nesse caso seria melhor usar o rigidbody mas estou com medo na movimentação não ficar boa, gostaria de saber a opinião de vcs se vale a pena mudar ou não, e caso não valha a pena mudar, como eu arrumo para que todos os colliders funcionem da forma certa, e como eu programo a física/interação dos objetos com o characterController player.
Olá, tudo bem?
A escolha entre continuar usando o CharacterController ou migrar para um Rigidbody depende do que você quer priorizar no jogo.
Usando o CharacterController
Vantagens:
Permite um controle mais simplificado do movimento.
Lida automaticamente com degraus e inclinações de movimento.
Desvantagens:
Não interage naturalmente com a física, o que pode resultar em dificuldades com colisores e interações com objetos dinâmicos.
Dicas para melhorar as colisões e interações:
OnControllerColliderHit: Use esse método para detectar colisões e, se necessário, aplicar manualmente forças ou realizar ajustes quando o personagem colidir com outros objetos.
Usando o Rigidbody
Vantagens:
Proporciona interações físicas mais realistas, permitindo que o personagem reaja a forças, empurrões e colisões de forma natural.
Maior controle sobre o movimento e gravidade aplicada automaticamente.
Desvantagens:
A movimentação pode ficar menos precisa se não for bem ajustada.
Deve-se controlar todo o movimento manualmente.
De forma simples, não existe uma escolha certa ou errada, isso vai variar de projeto para projeto e também da forma que você quer controlar seu personagem.