Olá pessoal, tudo bem?
Estou tendo um problema a algum tempo e resolvi vir pedir ajuda aqui para tentar resolver de uma vez.
Estou implementando um jogo em 3ª pessoa, e a ideia é trazer uma câmera parecida com o estilo do Fortnite.
Escolhi usar o estilo de orbita de três anéis, e comecei a configuração até encontrar algo que visualmente me agradasse. O problema é que, “usando” a câmera, eu comecei a notar muitos problemas de suavidade no movimento da câmera.
Ela esta funcionando corretamente já, todos os inputs mapeados perfeitamente, o problema é realmente a fluidez, que me incomoda muito e provavelmente incomodaria o jogador.
Vou anexar os valores da configuração em imagens ao final e um vídeo do personagem em movimento.
Pontos que desejo melhorar/corrigir:
1º: Ao olhar para baixo, o personagem é empurrado ao meio, eu sei que isso ocorre pelo tamanho do anel superior, mas não consigo arrumar de forma que fique bom. A ideia é que o personagem continue ocupando a parte esquerda da tela, como no Fortnite ao olhar para baixo.
2º Quando olho pra baixo, e movimento a camera para os lados, o movimento fica muito irregular, mal da pra controlar.
3º Aumentar o raio do circulo superior é um problema, em um primeiro momento parece uma solução dos problemas acima, MAS, se eu aumento o raio, eu não consigo “ver” objetos próximos ao pé do personagem, e eu gostaria de poder movimentar o mouse e inspecionar os objetos por perto.
4º A configuração de aproximar a camera do personagem quando ele esta em locais mais fechados ainda me incomoda, mesmo as vezes ficando bom, tem momento que fica bem estranho.
Estes são alguns dos pontos que consegui me lembrar, como eu disse, tem muita coisa que parece ficar ruim, e pra mim, se tratando da camera do jogo, deve ser perfeito, se não o jogador vai cansar muito rápido do game.
Se alguém tiver um bom tutorial de camera em terceira pessoa vai ajudar MUITO. Se alguém já passou por isso e quer compartilhar como configurou a camera também. Já catei na internet e não achei nada que seja parecido com o que desejo.
PS.: Não fiz alterações em tudo, e preferi não fuçar para não estragar, então posso estar deixando algumas coisas passarem.
Obrigado a todos pessoal, segue as imagens: