Boa tarde, galera. Estou da aula 12 - Criação do Personagem do módulo 3 e meu personagem quando anda pra frente só vai em uma direção, ele não estabiliza pro lugar onde ele estava olhando anteriormente. Ele só anda pra frente fixamente na posição que ele foi colocado no mundo. Segue o vídeo:
Notem que quando eu aperto A e W juntamente e depois solto a tecla A e continuo pressionando só o W, o personagem vai pra frente mas na posição fixa que ele foi colocado no mundo. Isso é normal?
Na aula foi ensinado a movimentação utilizando o eixo global, ou seja, o personagem se move em uma direção fixa no mundo (por exemplo, sempre para frente no eixo Z), independentemente da rotação dele. Por exemplo, se você rotacionar o personagem 90° para a direita (Y = 90) e iniciar o jogo, ao pressionar W, ele se moverá na direção global definida (para frente no eixo Z), e não na direção em que o personagem está olhando.
Essa escolha foi feita intencionalmente para facilitar o aprendizado dos conceitos básicos de movimentação, sem a complexidade de adaptar os controles à orientação do personagem.
Acredito que sua dúvida seja essa. Nesse caso a câmera de jogo deve estar sempre com rotação 0 em todos os eixos.
No módulo Zombie Chaos, ensinamos um movimento mais completo, que segue a direção da câmera.