Como fazer backup do projeto para abrir em outro PC?

Olá pessoal. Atualmente estou estudando o jogo Construção Extrema. Estou usando o Unity 2022 em dois computadores. Um é onde trabalho, Lá eu uso o sistema operacional Linux Mint 21.3 e o outro é em casa, onde uso o sistema operacional é Windows 10.

Eu queria fazer backup do projeto do PC do serviço para continuar no PC lá de casa. Então vou na pasta onde está o projeto, compacto ela, mando pra nuvem e, lá em casa, faço o download, descompacto na pasta do projeto e abro o Unity para continuar estudando.
Porém, ao fazer isso, dá uns erros. Primeiro o mar ficou tudo rosa, então fiz os passos de converter os Materials mas não deu certo, então cliquei com o direito do mouse na pasta Assets na aba Project e cliquei em “Reimport All”. Deu certo mas sempre que estou rodando o jogo e nele muda de cena, perde a iluminação do jogo.

Se eu inicio o jogo pelo MenuPrincipal, abre o menu normal mas, quando clico no botão jogar, fica deste jeito a tela:

Se eu abro o jogo pela cena “Game”, ele abre o jogo normal mas, quando dá Game Over e clico no ícone de voltar para tela inicial (home), a tela inicial é que fica toda zoada.

Parece que o problema acontece quando o jogo está rodando e eu mudo de cena (entre Game e MenuInicial). Alguém pode me dar uma dica do que fazer? Estou fazendo de forma correta só copiar e colar a pasta?

Desconfio que o problema possa estar relacionado entre os diferentes sistemas operacionais. Existe alguma forma certa de fazer um backup do projeto e ele abrir normalmente em outro PC (com a mesma versão do Unity)?
Obrigado pela atenção.

2 curtidas

Aparentemente é um problema na geração de iluminação das cenas. Tenta fazer o seguinte:

1º Clica nesse ícone de Auto Generate Lighting

image

2º Limpar dados de Iluminação
Depois disso, vai abrir o seguinte painel. Clica no botão de limpar dados de iluminação (Clear Baked Data). Faça isso para suas duas cenas.

Se os passos acima não derem certo, em vez de limpar ele, clique no botão Generate Lighting, para gerar recalcular a iluminação. Faça isso nas duas cenas.

Qualquer coisa estou a disposição.

Eu descobri que tinha acontecido o mesmo problema aqui no PC onde trabalho. Fiz o que você sugeriu e funcionou!!
Assim que eu chegar em casa vou fazer também.

Então a forma correta de se fazer um backup para outro PC é assim mesmo? copiando e colando a pasta inteira do projeto?

3 curtidas

Exatamente. Para fazer um backup para outro PC, basta copiar e colar a pasta inteira do projeto.

No entanto, se você planeja trabalhar no mesmo projeto em vários computadores, é melhor considerar o uso de um sistema de versionamento de código para manter tudo sincronizado de forma mais eficiente, sem ter que ficar sempre copiando e colando backups.

A Unity já tem uma solução própria de versionamento, no módulo do jogo TimeHunt, eu ensino como trabalhar com versionamento de códigos.

2 curtidas

Consegui salvar vou vê agora ser da para colocar casa é outros objetos

2 curtidas