Como estruturar a hierarquia da sua cena na Unity: Dicas e melhores práticas

Desenvolver um jogo na Unity é como montar um grande quebra-cabeça. Você tem muitas peças diferentes - objetos, scripts, texturas, sons - e todas elas precisam se encaixar perfeitamente para criar uma experiência de jogo incrível. Mas, assim como em um quebra-cabeça, se as peças não estiverem bem organizadas desde o início, você pode acabar perdido em meio à bagunça, dificultando o progresso do seu jogo.

Frequentemente, criamos vários objetos em uma cena sem organizá-los e nomeá-los adequadamente. Em alguns casos, isso é aceitável, especialmente ao prototipar rapidamente uma cena ou ao desenvolver algo simples, onde a organização minuciosa pode não ser tão crítica. No entanto, à medida que um jogo se expande, estruturar seu projeto corretamente se torna praticamente uma obrigação!

Assim como um chef de cozinha precisa manter sua cozinha organizada para preparar uma refeição, um desenvolvedor de jogos precisa manter suas cenas organizadas para criar um jogo de sucesso. Uma boa estruturação do projeto não só facilita a localização e a edição de elementos específicos, mas também torna mais fácil para outros desenvolvedores entenderem e colaborarem no seu projeto.

Por exemplo, dá uma olha na hierarquia dessa cena:
Hierarquia mal estruturada

É difícil entender os objetos, estão todos espalhados e mal nomeados. :thinking:

Nesse tópico eu vou te passar 4 dicas para você tornar a organização da sua hierarquia melhor!

1. Organize sua cena com “pastas”:

Um método simples de manter sua hierarquia organizada é usar objetos de jogo vazios como pastas. Basta você criar objetos vazio e agrupar outros dentro dele, como se fossem pastas de arquivos.

Basta criar um novo objeto de jogo vazio e, em seguida, arrastar os objetos que deseja agrupar para dentro dele, transformando-os em objetos filhos desse “objeto pasta”.

Objetos em Pastas

Essa abordagem possibilita que você agrupe e esconda todos os objetos de uma determinada categoria, tornando-os invisíveis na visualização.

Isso se mostra vantajoso especialmente quando sua cena está repleta de dezenas ou até centenas de objetos que não precisam ser acessados constantemente. Mas claro, não exagere, criar arvores com muitos objetos alinhados e ramificados não é bom.

2. Dê nomes claros aos objetos:

Assim como você não chamaria todos os seus amigos de “pessoa”, evite dar nomes genéricos aos objetos no Unity. Use nomes que descrevam o que eles fazem ou representam, como “InimigoRobô” ou “MoedaOuro”.

3. Mantenha um padrão nos nomes:

Escolha um jeito de nomear seus objetos e arquivos e use sempre esse padrão. Uma sugestão que eu te dou é usar “NomeDoObjetoTipo”, aplique isso para todos os objetos, como “PortaMadeira”, “InimigoZumbi”, “NomeText” ou “BackgroundImage”.

Padrão de Nomes

4. Use objetos de jogo vazios como separadores para dividir sua hierarquia

Uma boa alternativa para organizar os objetos na sua cena é separá-los visualmente na janela de hierarquia utilizando objetos de jogo vazios como divisores. Eu gosto bastante desse jeito de organização.

Hierarquia com Divisores

Dessa forma, você evita problemas relacionados ao posicionamento de objetos aninhados e consegue organizar de maneira clara o que está presente na sua cena.

Geralmente, esse método envolve a inserção de objetos de jogo vazios, que são renomeados para se assemelharem a linhas horizontais, criando uma divisão visual entre os grupos de objetos na hierarquia.

:white_check_mark: Eu normalmente utilizo isso para organizar meus projetos! Dividindo visualmente os objetos na hierarquia a partir de “categorias”.

2 curtidas