Bom dia,
Iniciei o curso a uns dias atrás e notei que no package foi trocada a virtual camera por Cinemachine camera, e as configurações são bem diferentes, alguem poderia me auxiliar nessas configurações?
Aoba! Não entendi bem sua dúvida, mas talvez esse vídeo te ajude a configurar a Cinemachine:
É um vídeo do canal aqui do curso mesmo.
Boa tarde @edivaldo_egea !
Primeiramente, agradeço a ajuda.
Dei uma olhada no vídeo que você recomendou, mas ele não ajuda muito, vou tentar explicar melhor o problema. No modulo 5, contrução extrema na parte "“Controlando a camera com cinemachine” a versão do pacote utilizada é 2.0.3 se nao me engano. So que estou utilizando uma versão 3.0 alguma coisa, e esse é o problema, nessa versão mais nova não existe “virtual camera”, foi trocado por cinemachine camera, porem nessa versão nova é bem diferente as configurações, como não entendo muito, gostaria de uma ajuda para configurar essa versão 3.0 do cinemachine
Na Unity 6, o pacote Cinemachine foi atualizado para a versão 3, introduzindo mudanças importantes na configuração e uso de câmeras. Apesar das novidades, a lógica central do Cinemachine permanece semelhante, agora com melhorias que oferecem maior flexibilidade e controle.
Principais mudanças no Cinemachine 3
Novo conceito de câmera:
Em vez de Câmeras Virtuais ou Freelook Cameras, agora temos as Cinemachine Cameras, que centralizam a lógica de controle e trazem maior modularidade. Isso facilita ajustes e oferece uma estrutura mais organizada.
Parâmetros reorganizados:
As configurações estão divididas em seções claras para tornar o fluxo de trabalho mais intuitivo:
- Position Control: Para ajustar o comportamento de posicionamento da câmera, como seguimento, limites e suavização.
- Rotation Control: Define como a câmera rotaciona para acompanhar o alvo. Pan Tilt é a opção que normalmente mais usamos, ela é a equivalente a opção POV, que permite o usuário controlar as entradas de rotação.
Você pode acessar a documentação oficial para conferir todos os detalhes dessa nova abordagem: Cinemachine Camera component | Cinemachine | 3.1.2
Para facilitar o entendimento, aqui estão alguns prints de como ficaria a configuração da câmera no projeto Construção Extrema, usando essa nova versão do Cinemachine:
Se preferir, você pode continuar trabalhando na Unity 2022, utilizada nas aulas, onde o Cinemachine mantém a estrutura tradicional ensinada no curso. A atualização significativa só ocorreu na Unity 6, então você não terá problemas em seguir as aulas no formato atual.
De qualquer forma, estarei à disposição para ajudar caso tenha dúvidas!