Atenção: Mudança no Sistema de Input a partir da Unity 6.1

Fala galera, passando aqui pra trazer uma atualização importante!

A partir da versão 6.1, a Unity passou a usar por padrão o novo Input System, deixando de lado o tradicional UnityEngine.Input que muitos já estão acostumados a utilizar.

Se você criar um novo projeto e tentar usar comandos da classe Input, como Input.GetKeyDown(), pode se deparar com o seguinte erro:

InvalidOperationException: You are trying to read Input using the UnityEngine.Input class, but you have switched active Input handling to Input System package in Player Settings.

Ou seja, o projeto está configurado para usar o novo sistema de input, mas você está tentando usar o antigo — e por padrão, ele vem desabilitado.

:white_check_mark: Como resolver e voltar a usar o sistema antigo de Input (Input Manager)

Se você deseja continuar utilizando o sistema clássico de Input (o Input.GetKey, Input.GetAxis, etc.), siga os passos abaixo:

  1. Vá no menu superior da Unity e clique em Edit > Project Settings.
  2. No painel lateral, selecione a opção Player.
  3. Na aba Other Settings, localize a opção Active Input Handling.
  4. Altere de “Input System Package (New)” para uma das opções abaixo:
  • “Both”: permite usar tanto o novo quanto o antigo sistema.
  • “Input Manager (Old)”: usa apenas o sistema antigo.
  1. A Unity pedirá para reiniciar o editor. Aceite e reinicie o projeto.

Pronto! Agora você pode usar novamente todos os comandos da classe Input normalmente.


:bulb: Dica Extra: Qual usar? Novo ou antigo?

  • O Input System Package (New) é mais poderoso, modular e ideal para jogos complexos, especialmente aqueles que precisam lidar com múltiplos dispositivos (teclado, controle, mobile etc.), No curso, temos aulas ensinando como usar ele!
  • Já o Input Manager (Old) é mais simples e direto — ótimo para várias coisas, inclusive muitos projetos grandes continuam usando-o por sua simplicidade e facilidade.

Recomendo a todos ativar o Input Manager, para seguir igual está sendo ensinado nas aulas, inclusive no decorrer do curso ensinamos como migrar e usar o novo Input System também.