Pessoal, estou pintando as árvores no terreno, mas parece que elas ficam flutuando, como eu faço para corrigir isso?
Nesse caso, o problema provavelmente está no pivot do prefab da árvore.
Em alguns prefabs, é comum que o ponto de pivot esteja abaixo da base da árvore, como neste exemplo:
Quando isso acontece, a árvore pode parecer “flutuando” no terreno, porque o sistema de posicionamento (como o pintor de vegetação ou o sistema de instanciamento do terreno) usa o pivot como base para colocar os objetos no solo.
Como resolver:
Você pode resolver isso facilmente criando um objeto pai vazio para reposicionar a árvore corretamente:
- Crie um GameObject vazio.
- Coloque o modelo da árvore como filho.
- Ajuste a posição do modelo filho para que a base da árvore fique alinhada com o pivot do objeto pai.
Assim:
Dessa forma, o prefab estará alinhado corretamente com o chão no momento do instanciamento, evitando o efeito de “árvore flutuante”.
Aliás, para visualizar o ponto de pivot de qualquer objeto na Unity, você pode ativar esta opção no canto superior esquerdo da Scene:
Por padrão, a Unity mostra o Gizmo de movimentação no modo Center, que exibe o centro do objeto (ou do grupo selecionado). Para ver o pivot real do objeto, clique nesse botão e altere de Center para Pivot.