Árvores flutuando no terreno

Pessoal, estou pintando as árvores no terreno, mas parece que elas ficam flutuando, como eu faço para corrigir isso?

Nesse caso, o problema provavelmente está no pivot do prefab da árvore.

Em alguns prefabs, é comum que o ponto de pivot esteja abaixo da base da árvore, como neste exemplo:

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Quando isso acontece, a árvore pode parecer “flutuando” no terreno, porque o sistema de posicionamento (como o pintor de vegetação ou o sistema de instanciamento do terreno) usa o pivot como base para colocar os objetos no solo.

Como resolver:

Você pode resolver isso facilmente criando um objeto pai vazio para reposicionar a árvore corretamente:

  1. Crie um GameObject vazio.
  2. Coloque o modelo da árvore como filho.
  3. Ajuste a posição do modelo filho para que a base da árvore fique alinhada com o pivot do objeto pai.

Assim:

Dessa forma, o prefab estará alinhado corretamente com o chão no momento do instanciamento, evitando o efeito de “árvore flutuante”.

Aliás, para visualizar o ponto de pivot de qualquer objeto na Unity, você pode ativar esta opção no canto superior esquerdo da Scene:

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Por padrão, a Unity mostra o Gizmo de movimentação no modo Center, que exibe o centro do objeto (ou do grupo selecionado). Para ver o pivot real do objeto, clique nesse botão e altere de Center para Pivot.

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Obrigado @lucas, deu certo!

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